Ah, o Natal… e as dúvidas de sempre

dezembro 22, 2009 at 19:04 2 comentários

Todo ano é aquela mesma história! Minha mãe pergunta o que vamos fazer para a ceia de Natal, ficamos pensando em várias receitas, sugerimos um monte de coisas e no final ela opta pelo cardápio de sempre: um pernil defumado, uma massa mais requintada de queijo fundido, outra com damasco ou nozes e uma salada. Os tira-gostos costumam ser variados e os doces… bem, os doces são cada vez menos importantes em uma casa que já não tem crianças há muito tempo, mas não deixam de compor o cardápio.

Para a sobremesa da ceia do ano passado, minha mãe fez um pudim de queijo com calda de goiabada e uma mousse de doce de leite com nozes. Tudo bem mineiro, percebem, né? Já as frutas, essas estão sempre na mesa, quase ninguém as come, mas enfeitam que é uma beleza! Só as cerejas acabam, porque são todas devoradas por mim, uma a uma 😉

A intenção deste post é dizer que você pode preparar uma deliciosa ceia de Natal sem comprometer a sua noite. Todos esses pratos são preparados antes e apenas esquentados ou assados na hora da festa para que os anfitriões possam se divertir com os convidados sem o inconveniente das intermináveis idas e vindas da cozinha.

Para enfeitar a mesa, você pode usar uma toalha branca bem bonita e utensílios como pratos, taças, guardanapos etc. com componentes vermelhos, que é uma cor bem característica do Natal. Uma dica é você mesmo fazer os porta-guardanapos com fio de nylon e miçangas, formando um anel, por exemplo. Arremate com um pingente para esconder a amarra, ou até uma dessas florzinhas que são encontradas em lojas que vendem embrulhos de presentes. Enfim, vale usar a criatividade.

Não se esqueça de preparar uma trilha sonora animada (sem exageros, por favor!) e de enfeitar a casa com motivos natalinos além da árvore. É importante criar uma atmosfera diferenciada para comemorar a data.

Na casa dos meus pais, o Natal não é daqueles tradicionais. Normalmente, passam por lá algumas (poucas) pessoas da família e nossos amigos mais queridos. E é sempre bom estar com as pessoas próximas, que participam da nossa vida durante todo o ano, compartilhando coisas boas e dividindo o peso das ruins, sem falsidade, por pura amizade e querer bem.

Tem sido assim nos últimos anos e, para mim, assim está ótimo. Só sinto falta dos Natais com os meus avós que já se foram. A lembrança deles fica sempre mais forte nesta data. Penso no vô Danilo, que ficou contente com a leitoa sobre a mesa no último Natal que passamos juntos e fez a noite valer a pena; na vó Neyde, que fazia um café da manhã tão gostoso com rabanada na manhã seguinte; no vô Joca que adorava peru e inventava umas receitas com frutas e até doce de leite…

Natal para mim é isso: estar com quem a gente ama, mais uma vez entre tantas outras durante o ano. Meu marido, meus pais e meu irmão são pra mim o maior motivo de todas as comemorações. Finalizo este post com esta declaração 😀 Boas festas e não façam do Natal a única oportunidade para presentear e se emocionar do ano, mas a continuidade de vários encontros calorosos que ainda estão por vir em 2010!

Anúncios

Entry filed under: Decoração. Tags: , , , .

Entradinha light de abobrinha, tomate e poleguinho Entrada de camembert e geléias

2 Comentários Add your own

  • 1. Glauce  |  dezembro 23, 2009 às 12:01

    Natal pra minha família também sempre foi assim, rodeado de pessoas queridas. Sempre celebramos em Esmeraldas e era tradição os meus amigos aparecerem mais tarde, quando as festas de famílias já tinham acabado e sempre esticávamos a festa até de madrugada (meus pais sempre foram muito festeiros). Sinto falta de passar o Natal com eles, sinto falta da minha avó querida, mas sei que vou ter um Natal agradável aqui, com a família do Matteo por perto! Isso é o mais importante, né!

    Um Feliz Natal e um ótimo Ano Novo pra você, pro Digo e pras famílias!

    Responder
    • 2. Flávia Massara  |  dezembro 23, 2009 às 12:07

      Obrigada, amiga! Feliz Natal para vcs aí também! Um grande beijo pra vc e pro Matteo!!!

      Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


RSS Feed desconhecido

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Cozinha Fácil no Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Posts por data

dezembro 2009
S T Q Q S S D
« nov   jan »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

%d blogueiros gostam disto: